Fórum dos Médicos Codificadores de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fixação da coluna

Ir para baixo

Fixação da coluna Empty Fixação da coluna

Mensagem por amaral bernardo Sex 28 Set 2018, 06:37

"Quando é que se codifica a fixação da coluna?"


(Responde Fernando Lopes)
 
A inserção de fixadores internos na coluna pode fazer-se para tratamento de fraturas, de deformidades ou de outros problemas da coluna.
Se o procedimento for apenas de redução de fratura vertebral, a root operation será Reposition e a fixação é especificada no caracter 6 Device, com o valor 4 Internal Fixation Device.
Se o procedimento for de artrodese, a root operation será Fusion e os dispositivos fixadores são especificados no caracter 6 com os valores A Interbody Fusion Device, 7 Autologous Tissue Substitute, J Synthetic Substitute, K Nonautologous Tissue Substitute ou Z No Device.
 
O valor Z no device desaparece na versão 2019 das tabelas 0RG Fusion Upper Joints e 0SG Fusion Lower Joints no que se refere à artrodese vertebral. Porquê? Porque não faz sentido fazer uma artrodese sem fixação, o que quer dizer, também, que a fixação é parte integrante e está incluída na codificação da artodese:
 
Fusion Definition: Joining together portions of an articular body part rendering the articular body part immobile. Explanation: The body part is joined together by fixation device, bone graft, or other means
Guideline B3.1b
Components of a procedure specified in the root operation definition and explanation are not coded separately.
Coding Clinic 3Q 2014 p.31
"... the fixation (rods, plates, screws) is included in the fusion root operation, and no additional code is assigned."
 
O Coding Clinic, numa nota de 2017 em que se refere uma "spinal fusion" por espondilose cervical com parafusos e varetas nos elementos posteriores, diz que este procedimento não constituiu uma fusão por não ser utilizado enxerto nem substituto ósseo, e que a fusão pode ser realizada com ou sem instrumentação.
E acrescenta que não se deve confundir a inserção de parafusos e varetas (rods and srews) com os dispositivos de estabilização pediculares (pedicle based stabilization devices).
À inserção de dispositivos de fixação na coluna aplicar-se-á a root operation Insertion quando o procedimento não se enquadrar em Fusion nem em Reposition.
 
Fernando Lopes
amaral bernardo
amaral bernardo

Mensagens : 322
Data de inscrição : 19/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos