Fórum dos Médicos Codificadores de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uretrotomia interna

Ir para baixo

Uretrotomia interna Empty Uretrotomia interna

Mensagem por amaral bernardo Qui 15 Nov 2018, 08:04

"Uma das perguntas do teste pede para classificar a operation (caracter 3) de uretrotomia interna. 
 Na pág 122 do índice diz-nos para ver Drainage urethra 0T9D mas quando vamos à pág 815 com as definições das root operations a internal urethrotomy aparece na definição de Dilation
 Qualquer uma delas é válida?"

(Responde Fernando Lopes)
 
 
Para que se possa enquadrar um determinado procedimento  numa root operation, é necessário perceber em que consiste e com que finalidade é realizado.
Se a uretrotomia interna é realizada no contexto de uma estenose da uretra, tem o objetivo de alargar o seu lume e, por isso, deve ser enquadrada em Dilation.
Se a uretra fosse sede de um abcesso (na sua espessura) a uretrotomia teria objetivo de o drenar e enquadrar-se-ia em Drainage.
Como a circunstância mais frequente em que se realiza a uretrotomia interna é a estenose uretral e este ser um procedimento típico, foi selecionada para exemplo na definição de Dilation da ICD-10-PCS. Mas isso só aconteceu em 1-10-2018.
 
O Coding Clinic alerta para que os "Coders should not assign ICD-10-PCS procedure codes based on where the Index directs without further review of the documentation to determine what was actually done."
 
 
Fernando Lopes
amaral bernardo
amaral bernardo

Mensagens : 322
Data de inscrição : 19/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos