Fórum dos Médicos Codificadores de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cateterismo para determinações sanguíneas seriadas

Ir para baixo

cateterismo - Cateterismo para determinações sanguíneas seriadas Empty Cateterismo para determinações sanguíneas seriadas

Mensagem por amaral bernardo Ter 23 Abr 2019, 06:32

Como codificar o procedimento do seguinte relatório:
 
Teste de estimulação com cálcio para localização de insulinoma 
Cateterismo jugular interno direito, com controlo ecográfico. 
Cateterismo arterial femoral direito. 
Seletivação da veia suprahepática direita. 
Colheitas venosas na veia suprahepática direita, de acordo com o protocolo, antes e após a instilação de bolus de solução de gluconato de calcio (0.025 MEq Ca/Kg diluído em 5 ml) na artéria esplénica, na artéria mesentérica superior, na artéria gastroduodenal e na artéria hepática própria, de forma sequencial e de acordo com o protocolo habitual. 
Hemostase compressiva dos acessos jugular direito e femoral direito. 
Pensos compressivos. 
Procedimento sem intercorrências. 
Preconiza-se repouso no leito com elevação do tronco a 45º e MID em extensão durante 6h, com vigilância de penso inguinal e cervical e de pulsos distais.



(Responde Fernando Lopes)

 
 
As colheitas para determinação laboratorial de componentes do sangue não são codificadas na ICD-10-PCS.
Poderiam enquadrar-se em Measurement mas a tabela aplicável, 4A0, não as inclu
cateterismo - Cateterismo para determinações sanguíneas seriadas Z111

 
As medições relativas quer ao sangue venoso quer ao sangue arterial apenas contemplam o fluxo, a pressão, o pulso e a saturação.
Mas, tratando-se de um procedimento de cateterização invasiva, deveria ser possível codificá-lo... pelo que é sensato analizarmos as várias possibilidades.
 
A PCS contempla a codificação do cateterismo cardíaco como 'Sampling and Measurement' mas são assinaladas algumas reservas:
 
Cardiac catheterization is an invasive diagnostic procedure performed for diagnosing and assessing the severity of cardiovascular disease. The procedure
includes recording intracardiac and intravascular pressures, recording tracings, obtaining blood for blood-gas testing, and measuring cardiac output. 
A number of other tests involve the insertion of cardiac catheters, but they are not classified as diagnostic catheterization unless a separate procedure with a report including the measurements listed in the preceding sentence has been documented. (ICD-10-CM AND ICD-10-PCS Coding Handbook with Answers, 2019 Revised Edition. Nelly Leon-Chisen, RHIA. Central Office on ICD-10-CM and ICD-10-PCS of the American Hospital Association).
 
Vários procedimentos são realizados por via percutânea endovascular (por cateterismo) mas o que se codifica é o que se pretende realizar (embolização, dilatação, restrição, ...) ficando o cateterismo codificado na abordagem (percutaneous). 
 
A inserção (Insertion) de um cateter em veias ou em artérias centrais ou periféricas codificar-se-ia se o cateter permanecesse no local no fim do procedimento, o que não é o caso.
 
Poderá também pensar-se na root operation Drainage (Taking or letting out fluids and/or gases from a body part) Diagnostic, via percutânea, mas não encontrei, nas fontes autorizadas, nenhum exemplo que apresente essa codificação neste contexto.
 
Estes cateterismos poderão ser realizados por fluoroscopia, com base nas pontas radiopacas dos cateteres e/ou utilizando a injeção de contraste para confirmação da sua localização. Seria admissível, neste último caso, codificar as arteriografias (Tabelas B31- e B41- ) ou as venografias (Tabela B51-). Como se referiu no Seminário de 13-04-2018, uma pesquisa na documentação do Coding Clinic não permitiu encontrar nenhum exemplo em que se diga para não codificar a angiografia. No caso em apreço, entanto, o objetivo do procedimento não é mesmo a obtenção de imagens dos vasos...
 
Quem pensar em codificar Inspection, com base na Guideline B3.3, Discontinued or incomplete procedures (If the intended procedure is discontinued or otherwise not completed, code the procedure to the root operation performed. If a procedure is discontinued before any other root operation is performed, code the root operation Inspection of the body part or anatomical region inspected) deverá ter em conta que ela se refere apenas a procedimentos descontinuados ou não conseguidos.
 
Não sendo possível codificar estes cateterismos na ICD-10-PCS concentremo-nos antes no que é mais importante: a codificação dos diagnósticos, das cirurgias e dos procedimentos invasivos contemplados na ICD-10-PCS.
 
Outros argumentos serão bem-vindos.
amaral bernardo
amaral bernardo

Mensagens : 322
Data de inscrição : 19/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos