Fórum dos Médicos Codificadores de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que tipo de device é uma prótese de bypass arterial?

Ir para baixo

Que tipo de device é uma prótese de bypass arterial? Empty Que tipo de device é uma prótese de bypass arterial?

Mensagem por amaral bernardo Qua 06 Mar 2019, 06:56

"Como codificar remoção de prótese de bypass arterial em relação ao 6º caracter?
 - substituto sintético ?
 - outro dispositivo?
 E no caso dos enxertos para hemodiálise?
 - dispositivo de infusão?
 - dispositivo extra-luminal?"

(Responde Fernando Lopes)

Dos possíveis devices previstos nas tabelas 03P Removal Upper Arteries e 04P Removal, Lower Arteries
- 0 Drainage Device
- 1 Radioactive Element (apenas em Lower Arteries)
- 2 Monitoring Device
- 3 Infusion Device
- 7 Autologous Tissue Substitute
- C Extraluminal Device
- D Intraluminal Device
- J Synthetic Substitute
- K Nonautologous Tissue Substitute
- M Stimulator Lead (apenas em Upper Arteries)
- Y Other Device
a prótese habitual utilizada em bypasses (PTFE, Dacron, etc) enquadra-se em J Synthetic Substitute.
Mas um bypass também pode ser de veia ou de artéria e enquadrar-se em 7 Autologous ou em K Nonautologous Tissue Substitute.

Os enxertos para hemodiálise têm o mesmo enquadramento. Não são nem de drenagem, nem de infusão, nem intra ou extraluminais.
De notar, também, que estes dois últimos só se classificarão como tal se não se enquadrarem em nenhum dos outros:

An Intraluminal Device is the most generic value for any device that resides in the lumen of a tubular or hollow body part. It is used when the device does not have a more specific device value. When a more specific type of intraluminal device value is available, the more specific value should be used. For example, an intravenous cardiac lead is a device that resides in the lumen of a tubular body part, but since there is a specific device value of Cardiac Lead, that value is used for insertion or removal of a cardiac lead, rather than the more general Intraluminal Device.
An Infusion Device is any device that is used to infuse substances into the body. An infusion catheter can be a device that is inserted in the lumen of a tubular body part, like a vein, but an infusion catheter can also be inserted in other sites. The fact that it is an infusion device takes precedence over whether it is intraluminal or not. (Coding Clinic Fourth Quarter 2015 p.18)

Fernando Lopes
amaral bernardo
amaral bernardo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo