Fórum dos Médicos Codificadores de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Distração osteogénica

Ir para baixo

Distração osteogénica Empty Distração osteogénica

Mensagem por amaral bernardo Ter 12 Fev 2019, 06:41

"Tentei codificar um procedimento de distração osteogénica maxilar e mandibular e não encontro um código mais específico para estes casos de alongamento ósseo facial como encontro para os membros inferiores.
 Assim, por exemplo, nos casos de distração do fémur eu posso colocar 0QH8087 mas no caso da mandíbula eu só posso colocar 0NHV047?
 
Outra coisa que detetei. Quando falamos em uma genioplastia ou mentoplastia com recurso a osteotomias da mandíbula o objectivo é sempre estético. Contudo, o ICD-10 não compreende a Operation alteration para o Body System Head and Facial Bones."

(Responde Fernando Lopes)
 
 
O código QH8087 não existe (provavelmentge quereria dizer 0QH808Z Insertion of Limb Lengthening External Fixation Device into Right Femoral Shaft, Open Approach).
O código  0NHV047 também não existe (provavelmente quereria dizer 0NHV04Z Insertion of Internal Fixation Device into Left Mandible, Open Approach)
Tanto um como outro referem-se à root operation Insertion.
Ora se o principal objetivo da implantação de um aparelho de distração osteogénica for uma alteração da anatomia sem alterar a função, a root operation a selecionar será Alteration.
E sim, está prevista a root operation Alteration dos 'ossos' da face dentro do body system Anatomical Regions, General:
 
Distração osteogénica X110
 
A root operation Alteration aplica-se independentemente do método: 
"The root operation “Alteration” is coded for all procedures performed solely to improve appearance. This root operation refers to modifying a body part for cosmetic purposes without affecting the function of the body part. All methods, approaches, and devices used for the objective of improving appearance are coded here." (ICD-10-CM and ICD-10-PCS Coding Handbook 2019)
 
Se a inserção de um dispositivo no osso tiver outro objetivo que não seja a alteração da anatomia, a sua codificação estará em função do objetivo do procedimento.
De modo idêntico, e por exemplo, a osteotomia destinada ao reposicionamento ou à reorientação de um osso enquadrar-se-á na root operation Reposition.
 
 
Fernando Lopes
amaral bernardo
amaral bernardo

Mensagens : 322
Data de inscrição : 19/12/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos